
Roda de Sananga
Sananga, o colírio da floresta!
A Sananaga é uma das opções mais interessantes quando falamos em plantas com propriedades medicinais e capacidades de limpeza espiritual.
Trata-se de uma medicina usada tradicionalmente em tribos indígenas, por isso é muito respeitada e eficaz, conhecida especialmente pelos seus benefícios para a visão. Utilizada pelos índios Yawanawa , Huni Kuin, Kaxinawas no preparo antes da caça pois as tribos acreditam que a ministração da Sananga amplia e aprofunda a capacidade da visão, dando uma melhor perceção das texturas, das cores, para que assim possam detectar melhor as suas presas .
A Sananga reduz inflamações e ajuda em todo o tipo de doenças oculares causadas por inflamação tais como a catarata, astigmatismo, combate a hipermetropia, afacia olho seco, dor de cabeça crônica e até o daltonismo, sendo assim uma ótima aliada na busca por cura na região dos olhos.
Esta planta tem um forte efeito espiritual ajudando no tratamento de dores, na meditação e conexão com a natureza gerando uma sensação de equilíbrio, paz e conexão espiritual, por isso é uma planta utilizada não só para uso medicinal mas também com objetivo espiritual.
Durante o uso da Sananga ela pode gerar um efeito espiritual que transcende para a dimensão física, por isso é comum que as pessoas sintam um pouco de ardência nos olhos quando a planta está a fazer o seu efeito, pode nos remeter para o facto de como lidamos com as situações dolorosas na nossa vida? pois ao sentirmos esse ardor podemos observar como lidamos com ele... é importante manter o foco na respiração trazendo a aceitação e calma para o nosso centro, relembrando que tal como na vida as situações não são eternas e tal como o ardor que sentimos naquele momento também essa situações menos agradáveis eventualmente irão passar... a medicina é conhecida por ativar uma espécie de Visão interna que chamamos de terceiro olho e por atuar na descalcificação da glândula pineal, auxiliando em várias questões do dia a dia como se ampliasse os factos do sentido, expandindo a visão interna do ser humano. Ou seja, permitindo ver além de uma limitação na visão, o que abre os olhos das pessoas para as pequenas e grandes belezas da vida.
O colírio contribui para provocar um equilíbrio das energias dissipando as negativas sendo assim muito útil para tratar sintomas psicossomáticos, equilibrando os aspectos emocionais, possibilita a calma e o controle das emoções para que as pessoas se sintam bem consigo mesmas mas também consigam se relacionar melhor com as pessoas à sua volta.
A administração desta medicina requer sempre muito respeito e atenção pois é uma medicina sagrada e deve ser sempre tratada como tal.
“Olhos que olham são comuns. Olhos que veem são raros “
J. Oswald Sanders